Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de História da Educação
versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
CORREA, Márcio Ferreira Nery. UMA REFLEXÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR OITOCENTISTA. Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.115-134. Epub 20-Mar-2024. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-7.
O presente artigo consiste em estabelecer uma breve reflexão teórico-metodológica acerca da História do Ensino da Geografia, enfatizando a importância da História da Geografia Escolar na própria elucidação do processo de formação territorial do Brasil durante a construção do Estado Imperial Brasileiro. Consiste também em demonstrar a notável importância do Acervo do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (NUDOM/CPII) para esse tipo de produção historiográfica feita por não historiadores.
Palabras clave : História da Geografia Escolar; Geografia no Imperial Collegio de Pedro II; Século XIX.