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Cadernos de História da Educação
versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
ERMEL, Tatiane de Freitas y ROCHA, Marcelo da Silva. OSTENTOR BRAZILEIRO. JORNAL LITERÁRIO E PICTORIAL (1845-1846): UM PROJETO EDUCATIVO DO CIDADÃO BRASILEIRO. Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.337-356. Epub 20-Mar-2024. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-20.
O percurso histórico dos periódicos no Brasil do século XIX não pode ser aduzido sem uma aproximação com a história do país e de suas discussões mais importantes, vinculadas à formação educacional, à instrução de valores, hábitos e cultura de comunidades locais bem como à contri- buição para a formação de uma consciência nacional. Nesse sentido, buscamos examinar, a partir do discurso do Ostensor Brasileiro - Jornal Literário e Pictorial, publicado entre 1845-46, o aspecto formativo do indivíduo, dentro de uma perspectiva geral, e seus vínculos a um processo, ainda incipiente, de sentimento ou de consciência nacional. Assim, o liame que articula as relações entre a incorporação de valores e temas como instrução primária, poesia, matrimônio, manifestações literárias, bailes e festas busca analisar, ao mesmo tempo, nas páginas do periódico: um retrato do Brasil, ostentado com orgulho em imagens e textos, e uma intenção programática e política de reconhecimento do país como, efetivamente, autônomo e independente.
Palabras clave : História da Educação; História da Mídia; Periódicos brasileiros; Ostensor Brasileiro.