Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de História da Educação
versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
AZEVEDO, Crislane Barbosa y SANTOS, Rosa Milena. Grupos escolares e a Escolarização de corpos no início do Século XX no Rio Grande do Norte, Brasil. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.634-657. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-10.
Neste artigo discorremos sobre o que chamamos de processo de escolarização de corpos presente na cultura escolar dos grupos escolares do Rio Grande do Norte no início do século XX. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, atentamos, especificamente sobre: a relação entre grupos escolares, método intuitivo e higiene; a atenção aos corpos em meio a práticas gerais, tais como trabalhos manuais, recreio e exercício de escrita; e, sobretudo, a prática específica de exercícios físicos como a ginástica sueca e a calistenia. Os grupos escolares foram implantados com uma nova cultura escolar baseada em preceitos pedagógicos considerados essenciais para a construção do cidadão republicano do início do século XX.
Palabras clave : Grupo Escolar; Exercícios Físicos; Ginástica; Exercícios Calistênicos.