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Cadernos de História da Educação
versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
RIPE, Fernando. “Se hum instante vos descuidais, se hum instante desamparais vosso filho, talvez que para sempre fique perdido”: vigilância e punição em um manual de comportamento social português do século XVIII. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.155-179. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-11.
Neste artigo pretende-se, a partir das categorias conceituais vigilância e punição, analisar as estratégias que orientavam o processo de constituição dos modos específicos de ser sujeito masculino infantil, no contexto luso setecentista, prescritas na obra A aia vigilante, ou reflexões sobre a educação dos meninos, desde a infancia até á adolescencia (1767), de autoria de D. Joanna Rousseau de Villeneuve. Esta obra está enquadrada na categoria literária conhecida como Literatura de Comportamento Social, publicada crescentemente em Portugal, no século XVIII. Tratavam-se de manuais pedagógicos, de bom comportamento e de virtudes, geralmente baseados na moral cristã-católica, que se caracterizavam por recomendar e prescrever determinadas normas de comportamento social e ensinamentos morais.
Palabras clave : Literatura de Comportamento Social; Vigilância; Punição; Moral.