Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de História da Educação
versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
MARI, Cezar Luiz De y SILVA FILHO, Licínio de Sousa e. O poder republicano em Minas Gerais e a instrução pública: entre a revolução passiva, o transformismo e a pequena política. Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.2, pp.461-477. Epub 26-Sep-2019. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-11.
O presente artigo é resultado de pesquisa com foco nos primeiros anos da República em Minas Gerais. O objetivo da investigação foi demonstrar que a instrução pública em Minas Gerais foi conduzida pelas oligarquias regionais e locais, mantendo-a nos limites estreitos dos seus interesses. Serviram de base empírica documentos do Arquivo Público Mineiro e estudos de especialistas da história da educação republicana brasileira. Para a análise, nos guiamos preferencialmente pelos conceitos de revolução passiva, transformismo e pequena política de Antonio Gramsci.
Palabras clave : Instrução Pública; Minas Gerais; Pequena Política.