Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de História da Educação
versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
DALLABRIDA, Norberto y LEAL, Norma Cecilia Bross. Pedagogia personalizada e comunitária no México: o primeiro curso de verão em Guadalajara (1975). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e114. Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-114.
Este artigo se propõe a compreender o primeiro curso de verão animado pelo padre jesuíta francês Pierre Faure, ocorrido em meados de 1975, na cidade de Gualajara, México. Inicialmente, contextualiza-se a circulação da pedagogia personalizada e comunitária proposta por Pierre Faure na América Latina, particularmente no México. Enfocam-se no texto os principais aspectos pedagógicos explorados por Faure em suas palestras, que constituíram o cerne desse curso. À luz da perspectiva historiográfica de Marta Carvalho, considera-se o curso de verão uma estratégia de circulação da pedagogia personalizada e comunitária. O curso de verão de 1975 foi marcante devido à presença pioneira do padre Faure em Guadalajara, que atraiu educadores do México e de outros países.
Palabras clave : Pedagogia personalizada; Pedagogia comunitária; Pierre Faure; Circulação.