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Cadernos de História da Educação
versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
LOPEZ, Oresta. Reflexões sobre os processos de feminização e profissionalização do magistério rural mexicano no período de unidade nacional. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e149. Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-149.
Durante o governo de Manuel Ávila Camacho (1940-1946), foi promovida uma política denominada Unidade Nacional, em nome da qual se impuseram acordos internos para fortalecer o Estado, no contexto da 2ª. Guerra Mundial, à qual o México aderiu. Para a educação rural, significou um importante deslocamento à direita, um retrocesso nas políticas reformistas, socialistas, feministas e agrárias do período cardenista. Neste artigo, analisam-se os antecedentes e os desafios educacionais da profissionalização do magistério rural e dá visibilidade à sindicalização controlada pelo Estado, bem como a precariedade e feminização desse grêmio, sendo os professores ds escolas rurais considerados fundamentais para a alfabetização e pacificação do país. Nesse sentido, temos dados concretos sobre a feminização da educação rural; referências analíticas para compreender esses processos em conjunto com a ideologia da unidade nacional e narrativas que demonstram a aplicação dessas políticas na vida das professoras rurais e suas resistências a essas políticas.
Palabras clave : Feminização; Profissionalização; Gênero; Educação.