Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensino em Re-Vista
versión On-line ISSN 1983-1730
Resumen
MIRANDA, Bruna Camila Both y BOTH, Eliete Grasiela. Movimentos de formação de professores (de Matemática) em dois municípios mato-grossenses. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e026. Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-26.
Este artigo é resultado de duas pesquisas de pós-graduação, desenvolvidas por meio da metodologia da História Oral (HO), e trata dos movimentos oficiais de formação de professores (de Matemática), em recortes temporais compreendidos na segunda metade do século XX, ocorridos em dois municípios mato-grossenses: Cuiabá e Barra do Garças. Similaridades podem ser encontradas entre esses processos, os resultados analisados permitem perceber os signos da carência e da urgência ditando as políticas formativas implantadas em ambos os municípios, além de características comuns sobre a compreensão institucional de formação docente. As discussões possibilitam, ainda, identificar particularidades locais, com relação aos movimentos estudados.
Palabras clave : História Oral; Cuiabá; Barra do Garças.