Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensino em Re-Vista
versión On-line ISSN 1983-1730
Resumen
BITENCOURT, Loriége Pessoa y VEIGA, Bruna Borges da. Reflexões sobre as alterações do perfil dos estudantes de uma licenciatura em matemática por meio das narrativas de professores formadores. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e057. Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-57.
Neste estudo, discorre-se sobre a formação de professores, tendo-se o objetivo de evidenciar os aspectos que caracterizam as alterações do perfil dos estudantes de uma licenciatura em Matemática, comparando-se esse processo no decorrer de três décadas, utilizando-se a seguinte questão norteadora: De que modo, na visão dos professores formadores da Licenciatura Plena em Matemática, participantes desta pesquisa, o perfil dos estudantes dessa licenciatura foi se alterando? Os dois professores que narraram a história da formação docente revelaram as características recorrentes que permitiram evidenciar as alterações do perfil dos estudantes ao se comparar duas épocas dessa formação. Na discussão dos dados utilizou-se a análise histórica, tendo-se as narrativas como instrumento de investigação da História Oral. Os resultados evidenciaram que os sujeitos percebem uma modificação no perfil dos estudantes devido às mudanças sociais, em especial aos avanços tecnológicos e ao acesso a eles.
Palabras clave : Trajetória formativa; Perfil do estudante da licenciatura; Formação de professores; Narrativas.