Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensino em Re-Vista
versión On-line ISSN 1983-1730
Resumen
OLIVEIRA, Núbia dos Santos; LELLIS, Irani Lauer y BARILLAS, Maria Daniela Guzman. Crenças docentes sobre Alfabetização Econômica: desafios e perspectivas no contexto da Educação Infantil. Ensino em Re-Vista [online]. 2023, vol.30, e003. Epub 01-Ago-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v30a2023-3.
As crenças guiam as práticas docentes, inclusive no âmbito da alfabetização econômica. Este estudo objetivou compreender as crenças e práticas de docentes atuantes na educação infantil sobre alfabetização econômica-AE. Participaram duas docentes, que atendem crianças de 4 a 5 anos de um Centro Municipal de Educação Infantil, em Santarém - Pará. Utilizou-se roteiro de entrevista semiestruturada e analisou-se mediante a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC. Os resultados apontaram para um incipiente conhecimento sobre AE, pois, as crenças manifestadas sobre AE limitaram-se ao senso comum; evidenciaram-se práticas que se limitam ao diálogo sem ações intencionais e sistematizadas. Infere-se que uma das premissas do presente estudo reside na importância da inserção da temática AE no currículo escolar, contribuindo na ampla exploração das crenças e práticas docentes. Para tanto, o investimento na formação docente seria necessário, contribuindo, portanto, no desenvolvimento integral da criança.
Palabras clave : Alfabetização econômica; Educação; Crenças.