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Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
SILVA, Séfora; MOREIRA, José António y ALCOFORADO, Luís. EDUCAÇÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL EM CONTEXTO DE RECLUSÃO: O CAMPUS VIRTUAL
A educação é um direito universal e desempenha um papel crucial no desenvolvimento humano, ajudando o indivíduo a construir a sua personalidade e o seu carácter. Mesmo em situação de reclusão os cidadãos possuem os mesmos direitos no acesso à educação, sendo que esta deve ser adequada às exigências das novas configurações da sociedade contemporânea em rede e neste contexto a educação digital pode permitir alcançar estes ojetivos. Em Portugal, e no âmito de um protocolo assinado entre a niversidade erta () e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) está a ser desenvolvido um projeto-piloto inovador, o Campus Virtual educonline@pris que tem como principal ojetivo promover a educação e a formação em presídios em Portugal. É precisamente, o funcionamento desse Campus Virtual, potencialidades e limitações que pretendemos avaliar, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de dez estudantes reclusos da . Os resultados revelam, por um lado, que a implementação do Campus teve um impacto muito positivo nos processos pedagógicos desenvolvidos na plataforma de eLearning, quer no acesso online aos recursos digitais e e-atividades de aprendizagem, quer no que diz respeito à possiilidade de aceder às diferentes modalidades de avaliação. Por outro, são destacados os constrangimentos associados à fraca coertura da rede de internet e as limitações relacionadas com a impossiilidade de comunicar nas salas de aula virtuais com os professores e estudantes da turma, e tamém a impossiilidade de aceder aos recursos ligados a links externos à plataforma digital, devido às restrições de acesso.
Palabras clave : Educação Digital; Ensino Superior; Presídios; Campus Virtual..