SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número59POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL: DO TERCEIRO SETOR AO PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

BASSO, Ana Paula  y  SILVA, Laraina Moreira. IMPLICAÇÕES PESSOAIS APONTADAS POR DOCENTES OCUPANTES DE CARGOS NA GESTÃO INTERMEDIÁRIA EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.59, e10382.  Epub 07-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n59.10382.

Os docentes universitários, geralmente, são os sujeitos que assumem papéis de gestores nas instituições de ensino superior, acumulando as funções já desempenhadas, como a de ensino, pesquisa e extensão, com a de gestor, aumentando assim sua carga de trabalho. Este estudo teve como objetivo geral identificar as implicações pessoais do trabalho de docentes que ocupam/ocuparam cargos de gestão, mais especificamente coordenações de curso e administrativas no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Para isso, fez-se a opção por uma pesquisa descritiva, do tipo levantamento ou survey, com abordagem quantitativa. A amostra final dessa pesquisa foi composta por trinta e seis coordenadores e ex-coordenadores, que responderam a um questionário estruturado, que teve as respostas apresentadas analisadas através da estatística descritiva. Entre os resultados encontrados, é possível perceber as implicações geradas pelo exercício da gestão na vida desses docentes.

Palabras clave : docentes; gestão; implicações; universidades; trabalho..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )