SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número62EL ESTADO DEL CONOCIMIENTO SOBRE EL MOVIMIENTO ESTUDIANTIL BRASILEÑO EN EL ÁMBITO DE LA EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

MOMOLI, Daniel Bruno. FORMAÇÃO ESTÉTICA, DOCÊNCIA E ARTES VISUAIS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.62, e16697.  Epub 12-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n62.16697.

Perguntar sobre uma possível formação estética na/para a docência em artes visuais pode parecer uma obviedade, no entanto, a partir de um levantamento de textos realizados em quatro eventos de referência para as áreas da Arte e da Educação, a saber, as Reuniões da ANPEd, os Encontros da ANPAP, do ENDIPE e o Congresso da FAEB, foi possível identificar que as relações entre os temas da estética, da docência e das artes visuais são distintas e apontam para diferentes questões dentro do campo da formação docente. As produções analisadas sob a inspiração dos estudos sobre o Discurso de Michel Foucault são textos que foram publicados entre os anos de 2008 e 2015.Neles, foi possível identificar um sistema de regularidades e dispersões que colocou em visibilidade a existência de quatro tendências na maneira como os temas da arte, da docência e da formação estética são colocados em relação. Ao final do texto, proponho algumas questões para problematizar o que temos feito em relação à formação de docentes em artes com o intento de lançar pistas sobre a questão que mobilizou o estudo à dimensão estética da formação de docentes de artes visuais.

Palabras clave : artes visuais; docência; formação estética; licenciatura..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )