Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
OLIVEIRA, Rafael Dias de y BEINEKE, Viviane. Composição, diálogo e conscientização na EJA: um estudo no campo da educação musical. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e34839. Epub 13-Jul-2023. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644434839.
Pesquisa sobre a composição musical em aulas de música na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de investigar os processos de diálogo e conscientização que emergem na ação pedagógica de compor na escola. O referencial teórico foi construído na articulação entre autores que abordam a composição como ação pedagógica em educação musical e a concepção freireana de educação problematizadora. Foi realizada uma pesquisa participante com estudantes de uma turma do segundo segmento da EJA. O desenho metodológico incluiu a imersão do pesquisador no contexto escolar para atuar como professor e desenvolver um planejamento didático com vivências em composição musical com os participantes. Essas vivências foram registradas em vídeo e realizadas entrevistas de reflexão em grupos focais com auxílio desses vídeos. Os resultados apontaram evidências de que a composição musical pode propiciar aos estudantes a participação no processo de aprendizagem como sujeitos ativos, no qual podem aprender vivendo sua realidade musical, dialogando sobre ela e abrindo espaço para uma possível ampliação de sua visão sobre a música e a sua relação com ela e o mundo.
Palabras clave : Educação Musical; Composição; Diálogo e conscientização; EJA.