Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
POZZOBON, Marta Cristina Cezar; MOURA, Patrícia dos Santos y OLIVEIRA, Cláudio José de. Formação para ensinar Matemática em um curso de Pedagogia: alguns rastros de discursos. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e35757. Epub 20-Jul-2023. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644435757.
Este artigo é resultado de atividades de pesquisa realizadas em parceria com quatro Universidades gaúchas, em que investigamos sobre a constituição da docência para ensinar Matemática na Educação Básica. Neste texto, apresenta-se um recorte do estudo mais amplo, analisando-se os Planos de Ensino (PE) do componente curricular Matemática. Pretende-se responder às seguintes questões: Quais discursos sobre o ensino de matemática manifestam-se nos Planos de Ensino de um curso de Pedagogia de 2011 a 2016? De que modo os discursos sobre o ensino da matemática estão presentes nesses Planos de Ensino? Argumentamos que os Planos de Ensino constituem e são constituídos por rastros de jogos de verdade que produzem efeitos na formação dos professores para ensinar matemática nos anos iniciais. Ao finalizarmos o estudo, delineamos alguns rastros de discursos presentes nos Planos de Ensino: as abordagens construtivistas marcadas pelas teorias piagetianas, a matemática escolar como referência principal na formação do professor dos anos iniciais e a separação entre teoria e prática.
Palabras clave : Formação de Professores; Ensino de Matemática; Discursos.