Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
GORBUNOVA, Irina. O modelo integrativo para o espaço semântico da música e um processo educacional musical contemporâneo: a herança científica e criativa de Mikhail Borisovich IgnatyevThe integrative model for the semantic space of music and a contemporary musical educational process: the scientific and creative heritage of Mikhail Borisovich Ignatyev. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, 453329. Epub 09-Oct-2023. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/19846444.
O advento da tecnologia da computação levou à criação e ao desenvolvimento de novas formas de ensino da arte musical. O surgimento das tecnologias de computação musical (MCT) foi a base para a criação tanto de novas formas no processo educacional quanto de novos sujeitos, o surgimento de novas disciplinas e novas tendências educacionais no sistema de uma educação musical contemporânea. Esses novos assuntos, como "Informática Musical", "Trabalho Criativo de Música de Computador", "Arranjo e Composição de Computador, Programação de Som e Timbre", "Instrumentos Musicais Eletrônicos" e muitos outros, refletem totalmente a essência das mudanças que ocorreram em abordagens para o estudo da arte musical. Este artigo analisa a possibilidade de incluir um modelo integrativo para o espaço semântico da música, desenvolvido com a participação do destacado cibernético, o cientista Mikhail Borisovich Ignatyev, em um processo educacional musical contemporâneo.
Palabras clave : Integrative model for the semantic space of music; Mikhail Borisovich Ignatyev; Linguistic-combinatorial modeling; Music education; Music computer technologies..