Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Motrivivência
versión On-line ISSN 2175-8042
Resumen
MENDES, Esther Santos; OLIVEIRA, Viviane Maria Moraes de; XAVIER, Maria Williane Gomes y FIGUEROA, Ana Paula Rodrigues. Compreensão de dança dos estudantes da Asces-Unita a partir do projeto de extensão Brincantes do Agreste. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e77216. Epub 30-Nov-2020. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e77216.
O estudo objetivou compreender o entendimento sobre dança popular dos participantes do projeto de extensão Brincantes do Agreste e os impactos da extensão universitária no seu processo de formação. Essa pesquisa de caráter exploratório, descritivo e quali-quantitativo contou com 18 participantes que responderam a um questionário, além disso houve uma observação assistemática em um dos ensaios do grupo de dança. Os resultados apontaram que os participantes tiveram seus conhecimentos sobre dança popular ampliados; o projeto assumiu um papel relevante no encontro entre teoria e prática dos saberes aprendidos na graduação; o contato com a comunidade permitiu expandir suas experiências e percepções do papel da dança na sociedade. Tais investigações contribuem para uma discussão acerca da extensão universitária no processo de formação, no sentido de desenvolver saberes, experiências e impressões decorrentes de uma prática articulada com a realidade do conhecimento.
Palabras clave : Dança; Diversidade cultural; Extensão universitária; Corpo.