Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Motrivivência
versión On-line ISSN 2175-8042
Resumen
SANTOS, Willian Gonçalves dos et al. Determinantes sociodemográficos de consumo: uma análise dos espectadores do futebol de Pernambuco. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e71739. Epub 30-Nov-2020. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e71739.
O objetivo do presente estudo foi analisar a influência das variáveis sociodemográficas no comportamento de consumo dos espectadores do futebol Pernambucano. Caracterizado como de abordagem quantitativa, do tipo correlacional preditivo. A técnica de recolha amostral foi não aleatória por conveniência. O procedimento de coleta adotado foi o E-survey, onde os espectadores responderam ao questionário online. A amostra foi composta por 967 espectadores do Campeonato Pernambucano de Futebol nos anos de 2017 a 2019. Os dados foram coletados a partir de um questionário adaptado e analisados no software SPSS Statistics 24. Os resultados apresentaram em sua maioria espectadores do sexo masculino, quanto à escolaridade, a maioria possuía o ensino superior completo e uma renda familiar superior a R$5.000,00. O modelo com as variáveis sociodemográficas como preditoras da compra de produtos foi significativo. Em relação à compra de ingressos, as variáveis sociodemográficas não obtiveram valores preditivos significativos.
Palabras clave : Comportamento do consumidor; Futebol; Marketing; Esportes.