Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Motrivivência
versión On-line ISSN 2175-8042
Resumen
COQUEREL, Patrick Ramon Stafin; RODRIGUES, Monica Giordana Francieli Blau; BARROS, Jonatas de França y RIBEIRO, Sidarta Tollendal Gomes. Resenha da obra Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73585. Epub 30-Oct-2020. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73585.
Resenhou-se o livro “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”, resultado do Pós-doutoramento de Carlos Fernando França Mosquera. É um ensaio subdividido em dois capítulos. No primeiro, destacou-se a tentativa de reescrever a história da educação especial. No segundo, apresentou-se um ensaio sobre uma pedagogia acerca da relação do objeto de conhecimento (os conteúdos e currículo do Judô), com os aprendizes (pessoas com deficiência visual (DV)), além de relatar a experiência profissional e acadêmica do Projeto Judô, realizado em instituição para pessoas com DV. Foram analisados: 1) Estilo e correção de linguagem; 2) Qualidade das fontes utilizadas; 3) Coerência interna e com a metodologia anunciada; 4) Aprofundamento e atualização da discussão com a literatura; e 5) Contribuições e inovações. A inovação pedagógica é inegável na compreensão filosófica do “vazio” que norteia e motiva a pessoa com deficiência visual e a todos que estão envolvidos no processo inclusivo.
Palabras clave : Educação especial; Educação física inclusiva; Pedagogia do esporte; Judô; Deficiência visual.