Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Motrivivência
versión On-line ISSN 2175-8042
Resumen
FRASSON, Jessica Serafim; BOROWSKI, Eduardo Batista von y WITTIZORECKI, Elisandro Schultz. A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e79622. Epub 05-Ago-2021. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79622.
O presente texto é fruto de uma tese de doutorado e tem como objetivo apresentar as práticas científicas dos grupos de pesquisa da região sul do Brasil que pesquisam o subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar. O desenho metodológico estrutura-se a partir da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico vinculado a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Foi possível compreender que as práticas científicas são orientadas político-epistemologicamente e indicam não apenas aquilo que os agentes fazem e a forma que fazem, mas, sobretudo, os interesses e intencionalidades que orientam as suas ações e disposições no espaço social;pois, suas agendas de pesquisas, os caminhos metodológicos, as problematizações e as produções científicas estão intimamente articuladas as suas bases político-epistemológicas e, portanto, concepções de mundo, de educação e de Educação Física escolar.
Palabras clave : Subcampo acadêmico-científico; Educação física escolar; Grupo de pesquisa; Prática científica; Epistemologias.