Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Roteiro
versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Casos de ensino e aprendizagens da docência em/para processos formativos de futuros professores. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27194. Epub 17-Jun-2021. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v46.27194.
Neste texto, aborda-se uma experiência de formação-investigação com um grupo de alunas de Pedagogia, com o propósito de compreender os processos de desenvolvimento profissional da docência construídos após o estágio supervisionado e os sentidos destes em suas trajetórias formativas. Busca-se problematizar estas práticas mediante estudo das narrativas, envolvendo situações problemas ou de casos episódicos, a fim de indagarem o que veem, o que pensam e o que fazem, percebendo os limites de suas decisões e ações e compreendendo o processo formativo como um princípio mais amplo e a profissão do professor, bem como as práticas sociais a elas relacionadas. As aprendizagens e os saberes narrados possibilitam-nos ver as singularidades e potencialidades para a formação docente, entrelaçadas ao movimento de ressignificações em um contexto específico do trabalho docente, dando outros significados aos saberes profissionais.
Palabras clave : Formação docente; Pedagogia; Aprendizagem da docência; Casos de ensino..