Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Roteiro
versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
SILVA, Louise de Quadros da; JUNG, Hildegard Susana y FOSSATTI, Paulo. Recursos para a avaliação da aprendizagem no ensino superior: possibilidades digitais. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e24926. Epub 29-Dic-2020. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v46i.24926.
O objetivo da pesquisa consiste em refletir sobre as possibilidades de uso do Google Forms para a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com aplicação de um questionário a 189 professores. Os resultados apontam para: 1. A possibilidade de elaboração de atividades remotas por meio do recurso em estudo; 2. Variados tipos de questões; 3. Aplicação da avaliação presencialmente ou online; 4. Feedback instantâneo; 5. Análise das respostas através de planilhas ou gráficos; 6. Facilidade em realizar o download ou arquivamento no drive; e 7. Possibilidade de discussão dos resultados com os estudantes através dos relatórios disponíveis. Concluímos que o Google Forms possui diferentes possibilidades para a avaliação no ensino superior, mas salientamos a necessidade de preparo e desenvolvimento por parte dos docentes para trabalhar com essa tecnologia.
Palabras clave : Avaliação por competências; Google Forms; Prática docente com tecnologias..