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Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
JINZENJI, Mônica Yumi. As escolas públicas de primeiras letras de meninas: das normas às práticas. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.01, pp.169-197. ISSN 2238-0094.
Este artigo discute a organização da instrução pública em Minas Gerais no século XIX, com atenção especial às escolas de primeiras letras voltadas para meninas. Busca analisar a relação entre as determinações normativas e as apropriações realizadas por professoras, alunas, famílias e a comunidade, o que permite analisar as práticas escolares nesse processo de estabelecimento das escolas na província. Como em todo momento de mudanças, podem ser percebidas tensões; a rigidez do controle e da fiscalização que tinham como contraponto a resistência de alunas e professoras, manifestada na evasão e atribuição de fraco desempenho a causas alheias à própria vontade.
Palabras clave : História da Educação; Educação Feminina; Escola de Primeiras Letras; Método Mútuo; Apropriação.