Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
GUIMARAES, Paula Cristina David. “Tudo presta a quem tudo precisa”: os discursos sobre a escolarização da infância pobre, presentes na Revista do Ensino, de Minas Gerais (1925-1930). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.03, pp.87-116. ISSN 2238-0094.
Este trabalho investiga os principais discursos direcionados à educação da infância pobre, veiculados pela Revista do Ensino, de Minas Gerais, entre os anos de 1925 e 1930. Para tal empreendimento, foi realizada a análise documental de 52 números da Revista do Ensino e também a consulta de parte da legislação do período em questão. Como referencial teórico-metodológico, foram adotadas as chamadas “ferramentas foucaultianas”, principalmente aquelas que nos ajudam a compreender as “relações de poder e saber”, bem como a “produção de verdades” no interior dos discursos. Os resultados da pesquisa apontam que a escolarização da infância pobre foi vista, pelos discursos pesquisados, como condição considerada primordial para que o aluno se tornasse um cidadão produtivo para a sociedade.
Palabras clave : Infância Pobre; Escolarização; Revista do Ensino; Discurso Moral; Discurso Médico; Discurso da Psicologia.