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Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
THOMAS, Jèrôme. As crianças tupinambás e sua educação no século XVI: ternura, dor, obediência.Traducido porCarmen Lúcia Soares. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.23-47. ISSN 2238-0094.
Ritos de passagem socializam os membros mais jovens de uma dada sociedade. Os tupinambás não são exceção. No século XVI, os portugueses se impressionam com modelos de socialização entre os tupinambás, em particular, a couvade, que pouco compreendem e logo assimilam à barbárie. No entanto, são eles que permitem tecer elos sociais, integrar idades e instaurar uma diferença de gêneros. Distante de uma visão ideológica veiculada pelos portugueses que apresentam essas comunidades sem regras educativas, a sociedade tupinambá, ao contrário, é estruturada e preocupada com a educação de suas crianças.
Palabras clave : Educação; Tupinambá; Brasil; Corpos; Rituais.