Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
ALVES, Sirlene y SILVA, Alexandra Lima da. O voo das graúnas: estudantes negras/os como intelectuais. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e221. Epub 01-Mayo-2022. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e221.
Analisar os percursos de estudantes negros e negras na segunda metade do século XIX é o horizonte deste trabalho. Qual é o lugar dos estudantes negros na História da Educação? Que pegadas deixaram? Que instituições frequentaram? De que forma se posicionaram sobre os principais debates sociais de sua época? Por que é importante dar visibilidade às trajetórias desses sujeitos? A partir de conversas com a bibliografia e do cruzamento de fontes, tais como memórias e notas publicadas na imprensa, tendo como base a conjugação da História Social da Educação e a Micro-história, o artigo procura indicar o engajamento de estudantes negros e negras na luta pela emancipação e pela ampliação dos direitos de cidadania.
Palabras clave : estudantes negras/os; emancipação; intelectuais; diáspora negra; luta estudantil.