Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
SANTOS, Yan Soares y SILVA, Adriana Maria Paulo da. O Liceu de Artes e Ofícios do Recife e suas táticas de instrução de trabalhadores negros no período pós-emancipação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e218. Epub 01-Jul-2022. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e218.
Neste artigo, investigamos as relações verticais articuladas entre os trabalhadores negros do mercado de edificações, consócios da Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais, e os poderes públicos de Pernambuco, enquanto tática (Certeau, 2011) em prol de melhorias de condição de vida, apesar da insistente construção de teorias e práticas racistas no Brasil. Depois, analisamos algumas fotografias do Liceu de Artes e Ofícios (acervo da Universidade Católica de Pernambuco), instituição voltada para a instrução daqueles trabalhadores durante o pós-emancipação (Rios & Mattos, 2004). Evidenciamos que o liceu se direcionou para a instrução de crianças negras no Recife, bem como pugnou pela dignificação da condição de pessoas livres e trabalhadoras e pela manutenção de suas atividades coletivas.
Palabras clave : associativismo; história da educação; pós-emancipação.