Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
SILVA, Rodrigo Pereira dos Anjos da y TOLEDO, Maria Rita de Almeida. A Revista Escolar como espaço de disputa e legitimação do discurso: convergência na divergência de ideias (1925-1927). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e275. Epub 30-Jun-2023. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e275.
O objetivo deste artigo é analisar a fórmula editorial da Revista Escolar (1925-1927), financiada pela Diretoria Geral de Instrução Pública de São Paulo, para compreender os deslocamentos do modelo de leitura e de formação debitária da reconfiguração dos debates educacionais, na década de 1920, empreendidos pela e na comunidade imaginada dos educadores paulistas. Conclui-se que a Revista fazia circular divergências sobre a política educacional e convergências sobre a política sanitária em São Paulo.
Palabras clave : educação paulista; materialidade do impresso; debate educacional; periódico escolar.