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Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
BERTO, Rosianny Campos y SIMOES, Regina Helena Silva. Usos estratégicos do jornal Resumo Escolar no contexto da reforma escolanovista no Espírito Santo. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e304. Epub 06-Nov-2023. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e304.
O artigo analisa os usos estratégicos do Resumo Escolar, publicado em 1929, no endereçamento a professores/as e estudantes, compreendendo-o como dispositivo pedagógico para a divulgação e implementação dos princípios da reforma escolanovista no Espírito Santo. Com base no método indiciário (Ginzburg, 2002), utiliza como fontes sete edições do impresso investigado, relatórios de governo, relatórios de inspeção escolar e matérias jornalísticas. No contexto da reforma educacional produzida no Espírito Santo, entre 1928 e 1930, conclui que o projeto editorial do Resumo Escolar e os seus usos estratégicos pela Secretaria da Instrução Pública conformam-no como caixa de utensílios (Carvalho, 2006) que veiculava o ideal de homem novo e as diretrizes didático-pedagógicas que orientariam as escolas locais.
Palabras clave : educação nova; escola ativa; reforma da educação; jornal escolar.