Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Comunicações
versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
BARRICELLI, Ermelinda; DAINEZ, Débora y SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Educação inclusiva no contexto da educação infantil: o trabalho pedagógico em foco. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.151-166. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp151-166.
Este estudo é parte de uma pesquisa realizada em uma creche municipal de São Paulo-SP, nos anos de 2014 e 2015. Mediante a mobilização de um grupo de professores para falarem do próprio trabalho, visando a emergência de conflitos específicos do métier, via autoconfrontação, temas foram suscitados pelos professores, entre eles o trabalho educacional com uma criança com deficiência múltipla. A problemática ganha destaque no compartilhar da experiência da professora de uma turma com doze crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, da qual fazia parte a criança com deficiência. Tomamos como ponto de partida os dizeres da professora frente às imagens gravadas de seu trabalho com a turma. Examinamos os modos de percepção da professora acerca das relações professora-crianças-criança com deficiência e a respeito das condições necessárias para sustentar a participação de cada um na dinâmica das interações e na atividade. Evidenciamos nas análises o conflito sobre como atender às peculiaridades da criança com deficiência múltipla e as demandas da turma em determinadas condições institucionais. Levantamos proposições no sentido de projetarmos condições educacionais que potencializem o trabalho pedagógico com crianças com deficiências.
Palabras clave : Educação Inclusiva; Educação Infantil; Autoconfrontação; Trabalho Pedagógico.