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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
FREITAS, Ana Paula de y MONTEIRO, Maria Inês Bacellar. Formação de conceitos por alunos com deficiência: o que os estudos têm nos revelado?. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.369-385. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp369-385.
Compreender o processo de elaboração de conceitos por alunos com deficiência é fundamental para se pensar ações pedagógicas que garantam o desenvolvimento do aluno. Temos como objetivo, neste texto, investigar o que os estudos sobre alunos com deficiência intelectual têm discutido a respeito do processo de elaboração de conhecimento. Realizamos uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados SciELO-Brasil, Portal de Periódicos da Capes e Anais das reuniões da ANPEd, sobre a temática formação de conceitos e deficiência. Para o levantamento dos textos, baseamo-nos no cruzamento entre a palavra-chave, formação de conceitos, e as palavras-chave, deficiência, deficiente, educação especial, aluno com deficiência, deficiência intelectual, deficiência mental e dificuldades de aprendizagem. Selecionamos sete trabalhos para serem analisados, buscando compreender quais são as contribuições dos estudos e os desafios que ainda se colocam para as reflexões relativas à elaboração de conhecimentos por alunos com deficiência intelectual, na escola. Destacamos a necessidade de aprofundamento em estudos que focalizem o processo de formação de conceitos em alunos com deficiência, em uma direção prospectiva, em que se considerem as relações de ensino como práticas sociais concretas.
Palabras clave : Formação de Conceitos; Elaboração de Conhecimento; Alunos com Deficiência; Psicologia Histórico-Cultural; Pesquisa Bibliográfica.