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Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
SANCHES, Gislaine Gomes Granado y FRANCO, Sandra Aparecida Pires. Formação de leitores: proposta pedagógica a partir da análise dos determinantes presentes no conto “O poço” de Mário de Andrade. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13780. Epub 24-Oct-2022. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13780.
Este trabalho objetiva analisar os determinantes constituintes na obra "O poço" e demonstrar que o trabalho pedagógico com a Leitura Literária desenvolve o pensamento e o senso crítico. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica com abordagem crítico-dialética, qualitativa, com aproximações ao Materialismo Histórico e dialético, destacando os determinantes psicológico, econômico, trabalho e educacional. Como resultado, verificou-se que o trabalho com os determinantes oferece uma imersão ao texto, gerando novas possibilidades de interpretação e compreensão da obra. Além disso, o ato de ler desenvolve o pensamento, dá condições para o leitor entender a realidade, perceber e refletir sobre as injustiças sociais.
Palabras clave : Educação; Leitura Literária; Formação de Leitores; Trabalho Pedagógico.