Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional
versión On-line ISSN 2318-1338
Resumen
CARMO, Andreia do y DIAS, Julice. Avaliação De Contexto Na Educação Infantil: Pontos De Vista Docentes Em Debate. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e70602. Epub 18-Sep-2023. ISSN 2318-1338. https://doi.org/10.5902/2318133870602.
Neste texto, tem-se por objetivo apresentar os significados que a avaliação de contexto assumiu numa instituição educativa, com o uso de seus resultados numa dimensão formativa. A partir da metodologia qualitativa utilizando a pesquisa - ação como método de procedimento e, enquanto geração de dados usa a técnica interativa de grupo focal. Discute que os instrumentos de avaliação são ponto de partida para negociar a qualidade e fomentar o processo formativo do contexto avaliado. Destaca que questionar as práticas pedagógicas latentes implica em assumir a formação em serviço como condição para legitimar a identidade institucional. Conclui propondo que a avaliação nessa etapa da educação básica tome parte das políticas públicas de avaliação com foco nas condições da oferta educativa.
Palabras clave : educação infantil; qualidade; avaliação de contexto.