Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional
versión On-line ISSN 2318-1338
Resumen
BITTENCOURT, Hélio Radke; MARIA, Dirlene Melo Santa y BERTOLIN, Júlio. Fatores Associados Ao Desempenho No Enade Na Área De Pedagogia. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e69963. Epub 27-Sep-2023. ISSN 2318-1338. https://doi.org/10.5902/2318133869963.
Fatores associados às características da escola e background social têm sido relacionados ao desempenho escolar. Contudo, apenas esses fatores vêm se mostrando insuficientes para dar conta de todas as causas de variação que têm efeito sobre o desempenho dos estudantes, especialmente no contexto do ensino superior. Este estudo tem por objetivo contribuir na busca da identificação de fatores associados ao desempenho no Enade a partir dos microdados da edição de 2017, tanto em nível individual, quanto de curso e, separadamente, para a formação geral e o componente específico. Os resultados revelam que as características sociodemográficas, da mesma forma que o background social, têm efeito mais relevante do que o fator escola sobre o desempenho, mas, apesar disso, o percentual de explicação dos modelos é baixo, especialmente no que se refere ao desempenho individual.
Palabras clave : Enade; desempenho escolar; ensino superior.