Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional
versión On-line ISSN 2318-1338
Resumen
ARAUJO, Ana Carolina da Costa; SILVA, Thales Fabricio da Costa e y PEDERNEIRAS, Marcleide Maria Macêdo. Percepção De Docentes Acerca Da Evasão Universitária. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e68968. Epub 17-Nov-2023. ISSN 2318-1338. https://doi.org/10.5902/2318133868968.
A evasão universitária gera consequências a nível individual, organizacional e social e uma forma de combatê-la é compreender como os envolvidos no processo educacional percebem o fenômeno e como atuam no seu enfrentamento. Assim, apresenta-se resultados de pesquisa que teve como objetivo compreender a percepção dos docentes do Centro de Saúde e Tecnologia Rural da Universidade Federal de Campina Grande acerca do processo de evasão dos estudantes universitários. Após o levantamento feito com 45 professores do campus e a análise quantitativa e qualitativa dos dados, emergiram diversas categorias de análise que ilustram os fatores que influenciam o processo de evasão do discente e as estratégias e ações para redução da evasão.
Palabras clave : evasão no ensino superior; percepção dos professores; gestão estratégica.