Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
SILVA, RAFAEL FELIX DA; ZAPSZALKA, FRANKLIN y RAZZOLINI FILHO, EDELVINO. Ensino remoto em tempos de pandemia: uma análise das dificuldades enfrentadas pelos estudantes de graduação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e118150. Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol38n002022.118150.
Esta pesquisa teve por objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes de graduação da Universidade Federal do Paraná em relação ao ensino remoto. Os dados foram coletados através de questionário e tratados por meio de estatística descritiva, teste qui-quadrado e V de Cramer, além de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes se referem à: conexão com a internet, local inadequado para os estudos; falta de tempo; excesso de conteúdo; dispositivos digitais; professores; saúde mental e ao próprio ensino remoto.
Palabras clave : Assistência Estudantil; Covid-19; Ensino Superior; Inclusão Digital; Tecnologias da Informação e Comunicação.