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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
HAGE, SALOMÃO MUFARREJ; MOLINA, MÔNICA y MCCOWAN, TRISTAN. As mudanças climáticas e o papel das universidades: potencialidades a partir da formação de educadores do campo e da agroecologia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e122906. Epub 02-Oct-2023. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122906.
O artigo traz reflexões críticas sobre mudanças climáticas na atualidade, expondo aportes a seu combate vindos de universidades, via processos de formação de educadores gerados em Licenciaturas em Educação do Campo que tem a Agroecologia como matriz formativa. Ancora-se no Materialismo Histórico Dialético, com acúmulos produzidos nas pesquisas Educação Superior do Campo e Transforming Universities for a Changing Climate. Observaram-se relevantes potencialidades na formação crítica de educadores com a compreensão da Agroecologia vinculada à produção material da vida nos territórios camponeses.
Palabras clave : Mudanças Climáticas; Universidade; Educação do Campo, Formação de Educadores; Agroecologia.