Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação & Formação
versión On-line ISSN 2448-3583
Resumen
DERBAK, Olha et al. Implementação da estratégia de mapeamento mental visual para melhorar a competência linguística dos alunos. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11234. Epub 23-Feb-2024. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11234.
As oportunidades do processo educativo podem ser ampliadas através da utilização de mecanismos inovadores. O objetivo do trabalho é determinar a eficácia do ensino como resultado da implementação da estratégia Visual Mind Mapping para melhorar a competência dos alunos em línguas estrangeiras. O método teórico geral de comparação, cálculo do coeficiente de concordância, do coeficiente de eficiência e do teste de Whitney-Wilk permitiram atingir o objetivo. Garantimos a aprendizagem através de mecanismos educativos, que incluíram a visualização de informações e o desenvolvimento da atividade intelectual. Proporcionamos também o estudo de novas palavras, o uso de tecnologias digitais (Writer, Rosetta Stone, Busuu), o desenvolvimento de habilidades de comunicação e o aprimoramento de competências profissionais. Foi constatado entre os alunos que a utilização do Visual Mind Mapping contribui para a obtenção de um alto nível de conhecimento em menor tempo. A aposta no modelo Kirkpatrick permitiu constatar que a maioria dos alunos adquiriu um elevado nível de competência em línguas estrangeiras após testar os seus conhecimentos. Os alunos têm uma atitude positiva em relação à aprendizagem usando o Visual Mind Mapping. O significado prático do artigo é a possibilidade de envolver tecnologias inovadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira. As perspectivas de futuras pesquisas são comparar a eficácia da aprendizagem usando o Visual Mind Mapping para alunos do primeiro e último ano.
Palabras clave : visualização de informações; mapa mental; tecnologias digitais; modelo Kirkpatrick; autoaprendizagem..