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Educação & Formação
versión On-line ISSN 2448-3583
Resumen
GOMES, Décio Otto Carlos y BERNARDO, Carolina Maria Costa. Ritos como processo formativo e pedagógico: desafio de educação na Guiné-Bissau. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11205. Epub 06-Abr-2024. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11205.
Os ritos são os principais articuladores dos valores que moldam o comportamento dos povos africanos, guineenses em específico. Portanto, na Guiné-Bissau, não se deve construir currículo escolar sem se apoiar nessa herança educacional deixada pelos ancestrais. Como forma de contribuir para melhor compreensão da realidade educacional dos guineenses, para a construção do currículo escolar que dialogue com a diversidade educacional dos guineenses, desenvolveu-se esta pesquisa com o objetivo de analisar e refletir sobre a importância dos ritos no processo formativo e pedagógico na Guiné-Bissau. Assim, valeu-se das contribuições de trabalhos que se debruçaram sobre o assunto em reflexão. Partindo duma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa do tipo bibliográfico, refletiu-se sobre a necessidade de um currículo que leve em conta a realidade social dos guineenses. Os resultados apontaram que a pedagogia do rito constitui um espelho para a sociedade guineense, devendo ser inserida nos currículos escolares do país.
Palabras clave : ritos; educação; currículo; Guiné-Bissau..