SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Escuelas cívico-militares: una estrategia política para ocultar el abandono de la educación pública en el Estado brasileño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

CARVALHO, Fabrício Aarão Freire; COELHO, Maria do Socorro da Costa  y  AGUIAR CASTRO BATISTA, Pablo. O direito à educação aos privados de liberdade no Brasil e o papel do FUNPEN no seu financiamento. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e33887.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.33887.

Este estudo teve por objetivo analisar o papel do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN) no financiamento das atividades educacionais, no esforço do Estado brasileiro, em promover a reinserção social dos privados de liberdade no período de 2014 a 2018. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa pautada na análise de dados estatísticos e financeiros, na revisão bibliográfica e estudo documental do arcabouço legal que orienta o funcionamento do sistema penitenciário e do FUNPEN. A pesquisa revelou que temos um sistema penitenciário com unidades prisionais precárias, superlotadas, sem condições estruturais e de recursos humanos necessários para cumprir o seu papel de reintegração social por meio da educação há um público majoritariamente jovem e com baixa escolaridade, cuja política de financiamento, vem sendo marcada por problemas na fiscalização, processo de prestação de contas, pelo contingenciamento de seus recursos e consequente desvios de suas finalidades para garantir o superávit primário governamental.

Palabras clave : Privados de Liberdade; Reinserção Social; Educação Prisional; FUNPEN.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )