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Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

MARTIN, Carolina; VIEIRA, Cesar Romero Amaral  y  HONORATO, Tony. O estado de São Paulo e seus municípios no desenvolvimento da instrução pública: o caso de Piracicaba (1880-1910). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e321.  Epub 14-Mayo-2024. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e321.

Este artigo apresenta análises que buscam compreender como o município de Piracicaba se destacou na área educacional da província/estado de São Paulo, no período da transição do Império para a República (1880-1910). A categoria Município Pedagógico é a base historiográfica. As fontes documentais são nacionais, provinciais/estaduais e municipais. Os resultados revelam que na província/estado de São Paulo as câmaras municipais foram responsabilizadas por inúmeras ações que eram obrigação provincial/estadual. Piracicaba, além de cumprir com essas obrigações, desenvolveu suas próprias inciativas e apoiou as ofertas educacionais de diversos setores da sociedade. Esse processo, permeado por ideais republicanos, mobilizou políticos, particulares e educadores locais.

Palabras clave : município pedagógico; ações educacionais; Império-República; poder local e regional.

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