SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39A creche e a pré-escolaAs tendências da mudança social e educativas na América Latina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BRANDAO, Zaia; ABRAMOVAY, Miriam  y  KRAMER, Sonia. O pré-escolar e as classes desfavorecidas. Cad. Pesqui. [online]. 1981, n.39, pp.43-45. ISSN 0100-1574.

Miriam Abramovay: É alarmante o índice de fracasso escolar nas escolas primárias, sendo que existem diferentes concepções para explicá-lo. A primeira delas é de cunho psicológico, psicopatológico e biológico. A criança que fracassa é vista como desajustada, inapta, preguiçosa, lenta. Não é dotada, não tem disposição. Rotula-se a criança segundo problemas como dislexia, discalculia, disgrafia. Não se nega que determinadas crianças tenham dificuldades expressivas; critica-se é a passagem desta constatação e diagnóstico generalizados.

Palabras clave : Crianças; Fracasso escolar; Meio social; Condições socioeconômicas.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )