SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número121Modos de educação, gênero e relações escola-família índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CARVALHO, Marília Pinto de. Quem são os meninos que fracassam na escola?. Cad. Pesqui. [online]. 2004, vol.34, n.121, pp.11-40. ISSN 0100-1574.

Com o objetivo de conhecer as formas cotidianas de produção do fracasso escolar mais acentuado entre meninos nas séries iniciais do ensino fundamental, o artigo baseia-se em estudo desenvolvido entre 2002 e 2003 com o conjunto das crianças e professoras de 1ª a 4ª séries de uma escola pública do Município de São Paulo. Busca compreender os processos que têm conduzido um maior número de meninos do que meninas, e, dentre eles, uma maioria de meninos negros e/ou provenientes de famílias de baixa renda, a obter conceitos negativos e a ser indicados para atividades de recuperação. Conclui pela necessidade de discutir a cultura escolar como fonte importante na construção das identidades de meninos e meninas, seja na reprodução de estereótipos e discriminações de gênero, raça e classe, seja na construção de relações mais igualitárias.

Palabras clave : Relações de Gênero; Raça; Classe Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )