SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número121Together but apart: physical education through the gender opticsTrabalho de mulheres executivas no Brasil no final do século XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

VIANNA, Cláudia Pereira  y  UNBEHAUM, Sandra. O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002. Cad. Pesqui. [online]. 2004, vol.34, n.121, pp.77-104. ISSN 0100-1574.

Orientado pela teoria das relações de gênero, este artigo examina as principais leis, planos e programas federais que especificam as diretrizes nacionais das políticas públicas de educação no Brasil. Entre os documentos privilegiados para análise destacam-se a Constituição Federal (CF/1988), a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), o Plano Nacional de Educação (PNE/2001) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN/1997). Mostramos que adotar a ótica de gênero para a análise dessas políticas permite avaliar como elas podem facilitar ou dificultar a aquisição de padrões democráticos, uma vez que a política educacional não tem um papel neutro, dissociado de preconceitos, entre os quais destacamos o de gênero.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Relações de Gênero; Sexualidade; Diferença entre Sexos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )