Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574
Resumen
SILVA-PENA, Ilich; SALGADO LABRA, Isabel y SANDOVAL, Ana. Modelo de asesoría a escuelas centrado en el acompañamiento docente. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.148, pp.240-255. ISSN 0100-1574.
Este artigo descreve o processo de construção de um modelo de assessoria a escolas no âmbito de um projeto piloto desenvolvido pelo governo do Chile em conjunto com universidades. Apresenta-se, por um lado, o contexto em que se desenvolveu a assessoria e, por outro, os principais avanços que possibilitaram a construção de uma proposta de abordagem da assessoria a estabelecimentos por parte de instituições preocupadas em melhorar a educação. Para finalizar, apontam-se algumas dificuldades na implementação do modelo e se fazem projeções do trabalho realizado, identificam-se as limitações com que se depara ao abordar um processo de assessoria com essas características e se deixam em aberto algumas questões que possibilitarão avanços em um processo mais efetivo de construção do modelo de assessoria a estabelecimentos educacionais.
Palabras clave : Acompanhamento Profissional; Docentes; Escolas; Assessoria às Escolas.