Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
SILVA, Vandré Gomes da; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de y GATTI, Bernardete Angelina. Referentes e critérios para a ação docente. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.160, pp.286-311. Epub 01-Abr-2016. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053143415.
O estudo apresentado neste artigo teve por objetivo a construção de parâmetros categoriais que pudessem nortear e fundamentar processos de formação inicial ou continuada de professores, bem como apoiar o acompanhamento e a avaliação da ação docente em uma perspectiva formativa. O suporte para tanto veio da contribuição de professores atuantes em vários níveis e áreas, além de coordenadores pedagógicos e de formadores de professores de cursos de licenciatura. A ideia norteadora da investigação foi encaminhar a problemática proposta a partir da realidade do trabalho nas escolas para a consubstanciação de referentes sobre a ação docente observada em seus vários aspectos, a fim de conceituar os elementos básicos que a distinguem como uma atuação profissional qualificada.
Palabras clave : Formação de Professores; Referentes de Ação Docente; Profissionalização Docente.