Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
CELIO SOBRINHO, Reginaldo; PANTALEAO, Edson y SA, Maria das Graças Carvalho Silva de. O plano nacional de educação e a educação especial. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.160, pp.504-525. Epub 01-Abr-2016. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053143400.
O objetivo é analisar aspectos do curso do jogo que delineou a versão final da meta quatro do novo Plano Nacional de Educação do Brasil. No cumprimento desse propósito, utilizamos a análise documental como procedimento metodológico. Sustentamos nossas análises no modelo de jogo, elaborado por Norbert Elias. Nossas reflexões evidenciam que a superação de uma cultura política, marcadamente personalista e clientelista, constitui elemento fundamental de um jogo do qual participamos, no processo de elaboração de políticas sociais. A articulação de indivíduos e grupos em torno de questões que desafiam a racionalidade econômica tensiona o jogo social, colaborando na produção de uma linguagem em que as promessas do Estado de Direito sejam colocadas em discussão de maneira mais recorrente.
Palabras clave : Plano Nacional de Educação; Jogo; Políticas Educacionais; Educação Especial.