Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
TURRA, Omar; CATRIQUIR, Desiderio y VALDES, Mario. A identidade negada: história e subalternização cultural a partir de testemunhos escolares mapuche. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.163, pp.342-356. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053143644.
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi o de indagar experiências escolares de pessoas mapuche, especificamente no tocante às suas significações com relação à história ensinada em sua formação escolar. A pesquisa socioeducativa foi desenvolvida a partir de uma perspectiva histórica, utilizando a revisão documental como técnica de produção de informação e a análise de conteúdo como procedimento para reduzir e categorizar a informação relevante. Os resultados mostram experiências de agravo e discriminação na história ensinada, bem como expressões de resistência às suas construções discursivas, todas elas manifestações que permitem compreender o papel estratégico da história como disciplina escolar, no processo de escolarização, para a construção de hegemonia/subalternização no contexto interétnico mapuche/não mapuche.
Palabras clave : Ensino da História; Identidade; Estudantes; Cultura Mapuche.