SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número164El programa del libro didáctico para el ensino fundamental (1971-1976)Monitoreo del progreso del alumno en la identificación de riesgo en la lectura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

VERDUGO-PERONA, José Javier; SOLAZ-PORTOLES, Joan Josep  y  SANJOSE-LOPEZ, Vicent. Conhecimento pedagógico do conteúdo nas ciências: estado da arte. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.164, pp.586-611. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143915.

Neste artigo é efetuada uma revisão descritiva da literatura sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo - CPC - em ciências e sobre a pesquisa realizada sobre o tema. Em suma, analisa-se o seguinte: a) como é definido, quais são suas principais características e a forma como o CPC foi determinado entre os professores; b) sua relação com o conhecimento da matéria a ser ensinada e a aprendizagem dos estudantes; c) como ele foi utilizado para a formação e a avaliação de professores; e d) os tópicos científicos em que o CPC tem sido estudado. Conclui-se que o CPC perfila-se como uma ferramenta fundamental para melhorar a qualidade da formação dos professores.

Palabras clave : Professores de Ciências; Avaliação de Professores; Formação de Professores; Formador de Professores.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )