SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número164Monitoreo del progreso del alumno en la identificación de riesgo en la lecturaBakhtin et Wittgenstein: dialogues sur l’éthique et la recherche en sciences humaines índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MOSCOSO, Javier Núñez. Os métodos mistos na pesquisa em educação: rumo a um uso reflexivo. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.164, pp.632-649. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143763.

Este artigo pretende contribuir com o uso reflexivo de métodos mistos, ou seja, aqueles que combinam na mesma pesquisa olhares quantitativos e qualitativos, visando à realização da fase empírica do estudo. Após a descrição das suas características gerais e principais críticas, são apresentados os elementos mínimos que consideramos que deveriam ser explicitados no uso dos métodos mistos, com a finalidade de garantir rigor na pesquisa e coerência epistemológica. Posteriormente, apresenta-se uma ilustração da operacionalização e aplicação das metodologias mistas no caso de uma pesquisa em educação que aborda as dificuldades profissionais que surgem no trabalho cotidiano dos professores de especialidades agropecuárias.

Palabras clave : Metodologia da Pesquisa; Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Quantitativa; Pesquisa Educacional.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )